sexta-feira, junho 27, 2008

Diário de um adolescente com borbulhas: 5

"Querido diário

Hoje soube pelo meu pai que, como exemplo - acho eu - de todos os cotas da família, terei de ter uma carreira de sucesso. Imaginava, por aquilo que vejo nele, que uma carreira de sucesso seja ganhar muito dinheiro, fazer férias nas Caraíbas, e ter um automóvel utilitário do género BMW (ou coisa assim). Mas, não. Esses sinais exteriores são vícios, disse o meu pai, e ele acha mesmo, que foram esses maus hábitos que me encaminharam para a preguiça. A que maus hábitos estaria a referir-se? Aos dele?
Mas sempre fiquei a saber que uma carreira de sucesso é trabalhar muito. E estou desiludido. Não por trabalhar, claro. Mas porque não deixo de sentir que, quando o meu pai fala duma carreira de sucesso, ele espera tão pouco de mim que nem imagina que eu possa ter sucesso com uma família, com a minha namorada, com as minhas dúvidas e até, um dia, com as malditas borbulhas que não se cansam de me provocar.
Querido diário, o melhor que esperam de nós é que tenhamos uma carreira de sucesso. Porque será que eles nunca esperam que sejamos capazes de fazer mais do que aquilo que eles próprios foram capazes?..."

in Tudo o que o amor não é
Eduardo Sá

Uma boa leitura que nos faz deixar de ser estrábicos no que diz respeito às relações.

Sem comentários: